blog

Notícias, comunicados, e matérias sobre saúde você encontra aqui. Vale a pena dar uma olhada.

Saiba o que faz um Fisioterapeuta

15/03/2019

A fisioterapia é a área de tratamento que se dedica à recuperação dos movimentos, funcionamento e usabilidade do corpo humano através de exercícios e atividades fisioterápicas. Existem diversas terapias disponíveis e cada caso exige uma aplicação própria e melhor recomendada através do diagnóstico. Os atendimentos mais recorrentes são devido a lesões, fraturas e alterações que restrinjam a mobilidade.

Os exercícios atuam estimulando a regeneração ou o aprimoramento das funções das células, devolvendo independência e qualidade de vida para pessoas que já não encontravam mais essas características. Doenças ocasionadas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas podem ser trabalhadas pelos profissionais habilitados, visando manter ou recuperar a saúde do paciente, preservando a integridade dos órgãos, sistemas e funções.

Existem diversas possibilidades do profissional fazer o tratamento, que será determinado de acordo com o quadro do paciente. São considerados fatores como a rotina, o tamanho da dor e os recursos disponíveis.

Dessa forma, esse artigo pretende apresentar algumas das áreas de atuação do fisioterapeuta e as variedades de terapias existentes para que você compreenda a importância dessa área, além do que costumamos conhecer.

Vamos a eles:

 

Problemas respiratórios

Doenças respiratórias podem ocasionar disfunções no diafragma, no metabolismo muscular e na oxigenação sanguínea. Sobretudo no inverno, a dificuldade respiratória pode se tornar mais evidente em idosos, crianças e pacientes debilitados.

A fisioterapia atua na reabilitação da saúde do sistema respiratório, através de tosse assistida, drenagem postural, pressão expiratória, vibração manual, entre outros.

 

Dermatofuncional

A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade que atua na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. As intervenções dermatológicas podem ser recomendadas para paciente que apresentem condições patológicas ou queiram melhorar aspectos estéticos.

Flacidez da pele, gordura localizada, estrias e cicatrizes são casos que podem ser tratados pela fisioterapia dermatofuncional.

 

Neurofuncional

O fisioterapauta neurofuncional atua no tratamento de doenças ou disfunções neurológicas já instaladas que provoquem limitações físicas ou neuromotoras. O objetivo é minimizar os impactos das limitações no cotidiano, explorando ao máximo as potencialidades e a autonomia do paciente.

Entre as condições assistidas pelos fisioterapeutas estão:

- Mal de Alzheimer;

- Mal de Parkinson;

- Acidente Vascular Cerebral (AVC);

- traumatismo craniano devido a algum acidente;

- entre outros.

 

Oncofuncional

É uma das especialidades do fisioterapeuta que presta assistência específica e adequada aos portadores de câncer. O profissional pode atuar tanto no pré quanto no pós-operatório, apresentando um importante papel nos casos de câncer de mama, cabeça, pescoço, tumores ósseos, coluna, abdominais uro e ginecológicas, por exemplo.

Durante o período de internação, o intuito é prevenir, minimizar e tratar complicações respiratórias, motoras e circulatórias. A dor é uma das principais queixas do paciente oncológico, devendo ser valorizada, controlada e tratada em todas as etapas da doença.

 

Osteopatia

A osteopatia é um método que utiliza recursos manuais para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores. Com o conceito da busca da homeostasia, que é o reequilíbrio das funções do organismo, a osteopatia atua em vários sistemas do corpo, não se restringindo a  uma região específica.

A técnica é utilizada para promover o alívio de dores, corrigir disfunções posturais, restabelecer o equilíbrio e a força muscular, além de reduzir outras desordens que possam afetar a rotina do paciente. Possui uma ampla indicação, podendo ser usada desde tratamentos com crianças até com idosos.

 

Já os tipos de terapias também são bastante variados e incluem tratamentos com água, luzes, música e agulhas, encontrando soluções específicas para cada caso. Os tratamentos mais utilizados são os seguintes:

 

Acupuntura

A acupuntura é uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, que tem como foco a busca pela harmonia entre o corpo e a mente. As doenças são interpretadas como uma quebra desse equilíbrio, e a acupuntura vem para restaurá-lo.

É uma terapia que consiste, basicamente, na utilização de agulhas, para estimular pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e sua interação com o meio ambiente.

As principais indicações costumam ser por causa de dores, dificuldades para dormir e controle da ansiedade e do estresse.

 

Pilates

Pilates é um exercício de força, conhecido por melhorar o contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do corpo. Utiliza, principalmente, a respiração e movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio de aparelhos.

Os movimentos são de baixo impacto, pouca repetição e afetam menos as articulações do que outros exercícios. Além disso, requerem muita atenção e um profissional que conheça bem o funcionamento do corpo humano.

 

Cinesioterapia

É um ramo da fisioterapia que se dedica a terapia com movimentos, responsáveis pela reabilitação de funções motoras do corpo. A técnica costuma ser aplicada em consonância com outras terapias, como a hidroterapia, terapias manuais e etc.

A cinesioterapia auxilia a aliviar as dores musculares, na amplitude dos movimentos do corpo, na melhoria da postura, entre outros benefícios.

Esta terapia costuma ser recomendada para indivíduos com problemas neurológicos, cardíacos, respiratórios, disfunções ortopédicas e que sofreram lesões no sistema músculo-esquelético.

 

Crioterapia

A crioterapia é o tratamento que usa baixas temperaturas para tratamentos estéticos e terapêuticos. Para isso, podem ser usados jatos em spray, sondas previamente resfriadas, compressa de gelo, imersão, varredura, entre outros. Esse método serve para tirar a dor, reduzir edema, reduzir inflamações e ainda provoca estímulos neuromusculares.

 

Termoterapia

A termoterapia é o processo que usa a mudança de temperatura dos tecidos do corpo para realizar algum tratamento, seja estético ou terapêutico. A radiofrequência é um tipo de termoterapia, mas ela também pode ser feita com mantas térmicas.

A técnica é benéfica para a retenção de líquidos e eliminação das toxinas do corpo. Também é indicada para tratar flacidez, celulite, rugas, acne e estrias.

 

Eletroterapia

A eletroterapia é um recurso fisioterápico utilizado como auxiliar no processo de reabilitação dos mais diversos tipos de patologias. Tem efeito analgésico, regeneração de tecido vascular e excitação neuromuscular.

Sua técnica consiste em utilizar correntes elétricas de baixa intensidade, através de eletrodos que são aplicados diretamente na pele. Cada tipo de corrente possui indicações e contraindicações específicas.

 

Hidroterapia

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática, consiste em exercícios terapêuticos realizados dentro da água aquecida, com o objetivo de auxiliar na recuperação física e motora de pacientes lesionados.

A técnica é muito utilizada por gestantes e idosos, porque auxilia no tratamento de:

Artrite, artrose ou reumatismo;

Problemas ortopédicos, como fraturas ou hérnias discais;

Lesões musculares;

Dores articulares;

Inchaço nas pernas;

Dificuldade respiratória;

Problemas neurológicos.

 

Fototerapia

Método feito através da luz, o efeito desse tipo de fisioterapia é o reparo do tecido, redução de inflamações e efeito analgésico. É muito utilizado em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele. Também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo e eczema.

Nas sessões são utilizadas um tipo de luz especial, a Luz Emitida por Diodo (LED) que estimula ou inibe a atividade celular.

 

Massoterapia

A massoterapia consiste em um conjunto de manobras manuais para alívio de dores e bem-estar em geral. Os benefícios são diversos, desde o relaxamento, a melhora de humor, até o auxílio em algum tratamento médico.

A massagem para fins estéticos também tem sido muito procurada e, de fato, ela contribui para combater a celulite e a gordura localizada. As manobras auxiliam na estimulação da circulação linfática e sanguínea, aumento do metabolismo local e eliminação de toxinas.

 

Mecanoterapia

A mecanoterapia pode ser definida como todo processo terapêutico no qual os exercícios são realizados com o uso de forças externas mecânicas, como halteres, polias, elásticos, molas e outros.

A função é ajudar as pessoas que estão com alguma limitação física a retomar suas atividades normais, incluindo a reeducação do movimento, correção postural, a recuperação de contusões, traumas e até mesmo o alívio de dores provocadas pela tensão do dia a dia. Também pode ser usada como técnica para promover um maior ganho de massa e de potência muscular, quando essas estão diminuídas devido a lesões.

 

Musicoterapia

É a utilização da música para facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes. O objetivo é atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente. A musicoterapia busca desenvolver ou restaurar funções do indivíduo para que ele alcance uma melhor qualidade de vida.

 

Magnetoterapia

A Magnetoterapia utiliza a energia eletromagnética e é uma cura eficaz, segura e não invasiva. É uma alternativa de tratamento natural que utiliza ímanes e seus campos magnéticos para aumentar o movimento de algumas células e substâncias corporais, como a água.

Os campos magnéticos interagem com as células promovendo a recuperação das condições fisiológicas de equilíbrio. É indicada nos casos em que se faz necessário estimular a regeneração dos tecidos após eventos lesivos, de forma a obter efeitos como a diminuição da dor, aumento da regeneração celular ou redução da inflamação, por exemplo.

 

Argiloterapia

Tratamento que utiliza argila dissolvida em bases como água, gel ou loções tônicas. Em contato com a pele, ela promove vários benefícios, como o combate aos radicais livres, responsáveis por danificar as células boas do nosso corpo.

A hidratação com argila alivia a tensão muscular, ativa a circulação sanguínea, colabora com a suavização das machas na pele, regenera os tecidos, desintoxica e elimina o estresse. A terapia pode ser feita na pele e nos cabelos.

 

Cristaloterapia

Trata-se de uma terapia na qual os cristais são utilizados como um elemento principal para curar dores emocionais e físicas. Eles possuem propriedades terapêuticas, devolvem o equilíbrio físico e espiritual, podendo até promover a cura de algumas doenças.

O profissional utiliza os cristais para realizar uma limpeza energética, proporcionando ao paciente melhoras na saúde e no bem-estar.

 

Geoterapia

É um tratamento holístico e natural com frutos da terra. Ela utiliza argila, barro, pedras e cristais, como ferramentas reequilibrantes. Os antigos povos do oriente e do ocidente usavam a geoterapia para amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais.

Apresentamos as funções principais de um fisioterapeuta. Se você se identificou com alguma delas, pode ser que a consulta seja necessária. Aqui no Centro Médico e Hospitalar Sugisawa temos essa especialidade e profissionais preparados para atuar nas diferentes esferas dessa profissão.

Se você conhece alguém que precisa saber mais sobre esse conteúdo, compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

Quem é e o que faz o dermatologista?

A pele é um órgão muito importante do corpo humano, sendo sua primeira linha de defesa. Uma ampla gama de condições pode envolver a saúde da pele.

Saiba mais

As diferentes atuações da fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma área da saúde muito importante durante o desenvolvimento, na fase adulta e também na terceira idade.

Saiba mais

Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional

Tanto a saúde ocupacional quanto a medicina do trabalho estão relacionadas com a proteção da saúde do colaborador em seu ambiente laboral, mas de formas diferentes que derivam de suas origens históricas.

Saiba mais