Especialista de Gastroenterologia
No Brasil, existem 59 especialidades médicas reconhecidas. Com tantas opções, muitas vezes não sabemos qual o profissional mais adequado que precisamos consultar. Uma das principais especialidades médicas é a gastroenterologia, que cuida de todo o sistema digestório.
O gastroenterologista, ou apenas gastro, é um médico especialista em diagnosticar e tratar doenças ou alterações em todo o sistema gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Ou seja, doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia, como as gastrites e as hepatites.
Uma das áreas relacionadas com a gastroenterologia é a de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD), trata de patologias clínicas como refluxo e gastrite, assim como procedimentos cirúrgicos para a retirada da vesícula e hérnias. Além disso, o coloproctologista trata de doenças no intestinais, anais e perianais.
Os órgãos que estão relacionados com a especialidade são: boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão intestinal. Além disso, a gastroenterologia se relaciona com a hepatologia, que trata somente doenças de fígado.
Boca
Não é normal sentir um gosto amargo ou azedo na boca. Caso o paciente sinta estes sintomas deve procurar um gastroenterologista, pois as causas podem ser variadas. Muitas vezes o tratamento é simples, mas é importante descobrir o que está provocando esse gosto. Este indício pode ser uma infecção, doença gástrica, problemas no fígado ou na gengiva. A boca seca demonstra que o paciente está com baixa produção de saliva, possibilitando a proliferação de bactérias e fungos pois diminui o equilíbrio do pH.
Faringe
A faringe é o ponto de encontro dos aparelhos digestivos e respiratórios. Tem a forma de um funil, de 12 a 15 cm de comprimento e está localizada em frente a coluna cervical. Faz a ligação entre a laringe até o esôfago.
Entre as doenças mais conhecidas do órgão estão a faringite, amigdalite aguda, mononucleose infecciosa, amigdalite caseosa e abscesso periamigdaliano.
Esôfago
O esôfago é um órgão em formato cilíndrico, geralmente com 25 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro, faz a ligação da faringe levando os alimentos ingeridos até o estômago. A parte superior do esôfago possui um músculo responsável por abrir espaço para a passagem do alimento ou líquido. Na parte inferior do órgão é feita a ligação com o estômago, nesta parte também é feito um controle da passagem dos alimentos até o estômago.
O órgão pode desenvolver algumas doenças, como câncer de esôfago, provavelmente causado pelo uso do tabaco, álcool e distúrbios esofágicos. Além disso, pode-se ocorrer inflamações no esôfago, refluxo gastroesofágico e esôfago de Barrett, que é quando há complicações do refluxo gastroesofágico.
Estômago
O estômago é um dos órgãos que faz parte do tubo digestivo e é onde ocorre a etapa mais importante, está entre o esôfago e o intestino delgado. No estômago está a glândula que produz o suco gástrico, responsável por fazer a digestão dos alimentos.
O órgão é dividido em quatro partes: cárdia, que é onde faz a transição do esôfago para o estômago; fundo, que corresponde a curvatura do estômago; o corpo, que está entre o antro pilórico e o fundo, representa ? do volume do órgão e por fim, o piloro, que é uma válvula muscular que faz a comunicação entre o estômago e o intestino delgado.
As doenças que podem afetar o estômago são: gastrite, refluxo gastroesofágico, intolerância alimentar, úlcera péptica e câncer no estômago.
Vesícula Biliar
A vesícula biliar é um órgão com o formato de saco, como uma pera. Está em baixo do fígado. Entre suas funções, uma delas é o armazenamento da bile, um líquido produzido pelo fígado que faz a digestão de gorduras no intestino.
A bile é formada por várias substâncias, responsáveis por formar as pedras na vesícula causando a inflamação, também conhecida como colecistite.
Pâncreas
O pâncreas é um órgão que fica atrás do estômago. Ele é responsável pela produção de insulina e absorção das enzimas na digestão. O pâncreas tem de 15 à 25 cm de extensão e está entre o duodeno e o baço. Além disso, o órgão é dividido em três partes: cabeça, corpo e cauda.
O órgão possui duas funções: a endócrina, que é a responsável por produzir a insulina; e a função exócrina, que produz as enzimas que envolvem a digestão e absorção dos alimentos.
As doenças que podem ser causadas no pâncreas são por falta da produção de insulina, como a diabetes. Além disso, é possível ter fibrose cística, pancreatite e câncer.
Fígado
É considerado o maior órgão do corpo humano, o seu peso é de aproximadamente 1,5 kg no corpo adulto, está localizado ao lado direito do abdômen, em cima do diafragma. O fígado tem duas partes, o direito é maior que o esquerdo. Além disso, tem duas funcionalidades, a exócrina, que libera a secreção na superfície externa e a glândula endócrina, que libera substâncias no sangue e nos vasos linfáticos.
As suas funções fundamentais são secretar a bile, que é produzida no fígado, armazenada na vesícula biliar e enviada para o intestino para dissolver as gorduras. O órgão também precisa armazenar a glicose extraída dos alimentos, desintoxicar o organismo, produzir proteínas, como albumina e filtrar micro-organismos.
A maioria das doenças que ocorrem no fígado normalmente não apresentam sintomas. As mais comuns são: esteatose hepática, hepatites por vírus, doenças hepáticas alcoólicas, esquistossomose, hepatite autoimune e hepatite medicamentosa.
Intestino grosso e delgado
A digestão do estômago é continuada pelo intestino delgado, que faz a ligação do estômago ao intestino grosso. Ele é composto por três partes, como o duodeno, jejuno e íleo. Sua principal função é absorver as substâncias digeridas. O duodeno produz o suco intestinal, que se mistura com o suco pancreático e ao suco biliar, todos juntos auxiliam na digestão.
No intestino grosso é a parte final do tubo digestivo, possui aproximadamente 1,5 metro e é dividido em três partes: ceco, cólon e reto. A principal função deste órgão é a última parte da digestão, quando os resíduos se acumulam em forma de fezes. Além disso, o intestino grosso é responsável pela absorção de água.
As doenças mais comuns nos intestinos são: prisão de ventre, infecções, intolerâncias a alimentos, obstrução intestinal, apendicite, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, retocolite ulcerosa e obstipação.
Exames relacionados
A função dos gastroenterologistas é prevenir, diagnosticar, tratar e avaliar as patologias que envolvem esses órgãos. Os exames que os profissionais especialistas na área podem pedir ao paciente para a confirmação de diagnóstico são o ultrassom, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, exames de sangue – para verificar a glicemia, colesterol, proteínas do sangue e a produção enzimática – e a tomografia. Com o diagnóstico confirmado pode ser feito um tratamento clínico ou cirúrgico.
Caso precise consultar com um gastroenterologista, o Centro Médico Hospitalar Sugisawa tem diversos profissionais capacitados que podem te ajudar no diagnóstico e tratamento. Entre em contato: (41) 3259-6500.