blog

Notícias, comunicados, e matérias sobre saúde você encontra aqui. Vale a pena dar uma olhada.

As diferentes atuações da fonoaudiologia

30/06/2020

Geralmente lembrada apenas em questões de fala e audição, a fonoaudiologia representa diversas outras funções, que vão desde o mastigar até mesmo à prevenção de rugas e marcas de expressão.

Para que você entenda melhor todas as funções de um fonoaudiólogo, falaremos especificamente sobre cada um delas a seguir.

 

Audiologia

A audiologia trata especificamente de questões auditivas e de equilíbrio, como perda auditiva, labirintite e qualquer outra doença relacionada ao som.

Essa área de atuação do fonoaudiólogo trabalha e cuida de todo o sistema auditivo, que começa na orelha, passa pelo ouvido interno e chega ao sistema nervoso e ao cérebro.

Portanto, faz parte do escopo de trabalho desse profissional identificar distúrbios nesse sistema e corrigi-los por meio de tratamentos ou aparelhos auditivos, além de realizar o acompanhamento do paciente para garantir a adaptação e uma rotina naturais.

 

Linguagem

A fonoaudiologia atua também no desenvolvimento da linguagem. Em crianças, na fase de aprendizado, é comum o atraso em relação aos colegas de turma, o que exige a atuação desse profissional.

Já na fase adulta, por diversas situações, como acidentes ou doenças, também pode acontecer a perda parcial ou total da habilidade de se comunicar verbalmente ou por escrito.

Em todos esses casos, que incluem ainda língua presa, troca de letras, trauma na mandíbula e disfagias, o profissional de fonoaudiologia é preparado para oferecer as melhores soluções e tratamentos.

 

Motricidade

Na motricidade oral é papel do fonoaudiólogo fazer com que todos os músculos funcionem de forma correta, favorecendo a deglutição, mastigação, sucção, respiração e fala dos atendidos.

Esse trabalho conjunto entre profissional e paciente age inicialmente na saúde da região da boca, ouvidos e nariz, mas a longo prazo favorece o funcionamento correto de outras áreas, como sistema respiratório e sistema nervoso, por exemplo.

 

Voz

Outro ponto interessante e de extrema importância no trabalho fonoaudiológico é o tratamento da voz, que pode ser feito pelo surgimento de algum problema ou por questões funcionais, como no caso de cantores, apresentadores ou outros profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho.

Casos como rouquidão, perda da voz ou dor na garganta depois de falar por longo período exigem a procura imediata de um profissional para avaliar a situação e encontrar uma solução. Esses sintomas podem se tratar de calo ou nódulo na garganta, ou ainda cansaço dessa região.

Para cada caso há um tratamento adequado, que vai desde cirurgias a repousos periódicos, e somente o fonoaudiólogo é capaz de analisar e classificar o quadro.

 

Geriátrica

A fonoaudiologia geriátrica também faz parte das atribuições do fonoaudiólogo e se refere ao tratamento e acompanhamento de idosos, que estão naturalmente mais propensos a perdas auditivas, dificuldades motoras ao se comunicarem e perda na capacidade vocal.

Através de exercícios de fortalecimento é possível tornar a vida de pessoas na terceira idade muito mais tranquila e repleta de bem-estar.

 

Estética

Você já ouviu falar de fonoaudiologia estética?

Um conceito bastante recente, essa área de atuação tem contado com um crescimento exponencial no Brasil e no mundo, porque tem como objetivo a preservação do rejuvenescimento facial através de exercícios motores da boca e de expressões faciais.

Por meio de acompanhamento com o profissional de fonoaudiologia são realizados tratamentos para melhorar a forma como o paciente mastiga os alimentos, altera as expressões faciais, respira e até mesmo mantém a língua enquanto a boca está fechada. Esses e outros exercícios são feitos para que a pele não perca elasticidade, substituindo tratamentos artificiais, como Botox, por exemplo, por procedimentos naturais de movimentação muscular.

Aqui apresentamos as funções principais de um fonoaudiólogo e se você se identificou com alguma delas, pode ser que a consulta seja necessária. Aqui no Centro Médico e Hospitalar Sugisawa temos essa especialidade e profissionais preparados para atuar nas diferentes esferas dessa profissão.

Se você conhece alguém que precisa saber mais sobre esse conteúdo, compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

Quem é e o que faz o dermatologista?

A pele é um órgão muito importante do corpo humano, sendo sua primeira linha de defesa. Uma ampla gama de condições pode envolver a saúde da pele.

Saiba mais

Saiba o que faz um Fisioterapeuta

A fisioterapia é a área de tratamento que se dedica à recuperação dos movimentos, funcionamento e usabilidade do corpo humano através de exercícios e atividades fisioterápicas.

Saiba mais

Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional

Tanto a saúde ocupacional quanto a medicina do trabalho estão relacionadas com a proteção da saúde do colaborador em seu ambiente laboral, mas de formas diferentes que derivam de suas origens históricas.

Saiba mais