blog

Notícias, comunicados, e matérias sobre saúde você encontra aqui. Vale a pena dar uma olhada.

Radiologia e Diagnóstico por imagem

27/11/2019

A radiologia é uma especialidade médica que utiliza radiação para realizar diagnósticos. Não é algo tão limitado quanto apenas exames de raio X. Atualmente há diversos aparelhos e métodos para auxiliar o diagnóstico. Nos últimos anos a especialidade passou a ser chamada de radiologia e diagnóstico por imagem.

 

A especialidade tem a possibilidade de fazer diversos procedimentos, como diagnosticar fraturas de ossos, lesões musculares, tumores, doenças neurológicas, além de fazer exames como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia e mamografia e outras possibilidades.

 

Além da medicina, a radiologia é utilizada em outros segmentos, como odontológico, veterinário, metalúrgico, ambiental e para esterilização.

 

O especialista é o radiologista que após se formar em medicina, precisa se especializar na área, a duração da residência médica é de 3 a 6 anos. Este profissional é habilitado a interpretar os resultados de exames radiológicos.

 

Além disso, o médico radiologista podia atuais realizando procedimentos mais invasivos, como biópsia e angiografia.

 

As áreas de atuação e exames que envolvem a radiologia e o diagnóstico por imagem são:

 

Raio X

 

O raio X é uma radiação ionizante que possibilita radiografar partes do corpo, evidenciando fraturas ou outras anomalias.

 

Os feixes de raio X que passam pelo corpo do paciente são processados pelo computador, gerando imagens que permitem avaliar as estruturas de tecidos internos, como os ossos e pulmão.

 

O exame é fundamental para diagnóstico de doenças no tórax, abdômen, coluna e membros.

 

Tomografia computadorizada

 

Permite examinar grandes extensões do corpo de forma rápida e confortável aos pacientes. São produzidas imagens 3D de alta resolução possibilitando avaliar de forma detalhada e região.

 

O aparelho é um tubo que consegue girar 360º em torno do paciente, emitindo radiação na quantidade necessária para registrar a imagem.

 

Mamografia

 

É o exame fundamental para o diagnóstico precoce de câncer de mama, pois detecta possíveis lesões, tumores, inflamações nas mamas e microcalcificações, que pode evoluir para alguma doença mais grave.

 

Se denomina como a radiografia das mamas, utilizando radiação ionizante para captar as imagens. Atualmente, há aparelho digitais, que tornam o exame mais sensível, agredindo da menor forma possível a mulher.

 

Densitometria óssea

 

É o método para avaliar a densidade mineral óssea e prevenir de riscos de fratura. Através de imagens computadorizadas da coluna ou dos membros, o especialista consegue definir um tratamento para evitar fraturas e proteger os ossos. O exame é ideal para o combate à osteoporose.

 

Ressonância magnética

 

O aparelho para a ressonância magnética não utiliza radiação ionizantes, mas um campo magnético que capta as imagens internas do organismo.

 

O resultado é um dos mais completos através desse método de diagnóstico por imagem. As imagens produzidas são bidimensionais ou tridimensionais, possibilitando um bom estudo de partes do corpo, como cérebro, medula, mamas, músculos, ossos, abdome, coluna vertebral, cabeça, pescoço e sistema cardiovascular.

 

Medicina nuclear

 

A medicina nuclear é uma especialidade que usa materiais radioativos. Tem como principais exames a cintilografia e a tomografia através da emissão de pósitrons.

 

A cintilografia é um exame que faz com que radiofármacos sejam absorvidos pelos órgãos, emitindo uma radiação que é captada pelo equipamento do exame.

 

A tomografia por emissão de pósitrons é um teste que mostra a atividade metabólica de diversos órgãos e sistemas do organismo.

 

Ultrassom

 

Também é chamada de ecografia, são imagens formadas por meio de ondas sonoras emitidas pelo aparelho em tempo real. Permite avaliar órgãos em atividade e observar o movimento do feto, em caso de gravidez.

 

O exame também é utilizado para orientar em algumas intervenções, como biópsia e terapias invasivas. Em algumas especificações, é possível avaliar a circulação do sangue, com o 3D e 4D.

 

Através dessas técnicas de diagnóstico por imagem é possível avaliar com detalhes e precisão as considerações clínicas sem precisar avaliar de forma invasiva, como cirurgias exploratórias.

Quem é e o que faz o dermatologista?

A pele é um órgão muito importante do corpo humano, sendo sua primeira linha de defesa. Uma ampla gama de condições pode envolver a saúde da pele.

Saiba mais

As diferentes atuações da fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma área da saúde muito importante durante o desenvolvimento, na fase adulta e também na terceira idade.

Saiba mais

Saiba o que faz um Fisioterapeuta

A fisioterapia é a área de tratamento que se dedica à recuperação dos movimentos, funcionamento e usabilidade do corpo humano através de exercícios e atividades fisioterápicas.

Saiba mais