Cuidados que devemos ter com doenças que são frequentes no verão
Listamos as doenças mais comuns nessa época do ano e seus causadores. Veja:
Desidratação
A desidratação é uma doença muito comum no verão, pois aumenta o nível de transpiração. Além disso, é muito comum haver intoxicação alimentar, ocasionando vômitos e diarreia. As três coisas fazem com que o corpo perca líquido e sais minerais.
Os sintomas da desidratação são o mal-estar e fraqueza, além de ressecamento da mucosa, como em olhos e boca, longos períodos sem urinar e o aumento da irritabilidade.
Para prevenir a desidratação é ideal ingerir muito líquido durante o dia, consumir alimentos frescos e leves, e usar roupas de tecido mais fino, além de permanecer em ambientes arejados.
Micose
As micoses são pequenas infecções causadas através da proliferação de fungo em determinada parte do corpo. Essa região costuma ser mais quente e úmida, favorecendo o crescimento do fungo.
Os principais sintomas da doença são muita coceira, vermelhidão, manchas e ressecamento da pele. O tratamento pode ser realizado com talcos, cremes ou pomadas antifúngicas.
Para evitar, mantenha o corpo seco, principalmente nas dobras da pele, evite sapatos fechados, use roupas leves e não ande descalço em ambiente sujos. Cuide com ambientes comunitários, como piscinas, banheiros e vestiários, pois são locais que o fungo se prolifera.
Intoxicação alimentar
A conservação inadequada dos alimentos é a principal causa de intoxicação alimentar. Resultado de o corpo ingerir comidas contaminadas com bactérias, fungos ou toxinas produzidas por microrganismos. Estes agentes causadores da intoxicação alimentar se proliferam ainda mais rápido com clima quente. Além disso, eles se instalam com facilidade em carnes cruas ou brancas, como peixe e frango, além de ovo.
Os principais sintomas são náusea, cólicas estomacais, febre, vômitos e diarreias, que evoluem para uma desidratação e mal-estar.
As recomendações para evitar a doença são observar a higiene dos lugares que opta em comer, principalmente quando fora de casa. Já em casa, é ideal ter cuidado para manter os alimentos bem refrigerados.
Dengue, Chikungunya e Zika
As três doenças são transmitidas através da picada do mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera em vasos de plantas, garrafas PET, pneus, calhas ou qualquer outro recipiente que possa acumular água da chuva.
No verão, com a estação mais chuvosa e o tempo quente, é mais propício a reprodução e desenvolvimentos dos mosquitos.
Os sintomas se diferenciam bem pouco entre as três doenças. Em comum há febre, lesões na pele, dores de cabeça e pelo corpo. A dengue causa dores musculares bastante forte, dores nas articulações e dor de cabeça, que geralmente se concentra na região dos olhos.
Na chikungunya a febre é mais baixa e há dores articulares. Já a zika os sintomas são menores, na maioria das vezes causando apenas mal-estar.
Para evitar, além de tomar cuidados com recipientes que podem causar a proliferação, é necessário usar repelentes e instalar telas nas portas e janelas.
Conjuntivite
A conjuntivite pode ocorrer em qualquer época do ano, mas no verão, por conta da aglomeração de pessoas e do clima úmido e quente, a proliferação pode ser maior.
Os principais sintomas são olhos vermelhos, inchados e lacrimejando, com ou sem pus. Quando a conjuntivite é viral começa em um olho, contaminando o outro depois. Em casos de conjuntivite bacteriana, os dois olhos são afetados juntos.
Para evitar a transmissão é recomendado evitar mergulhar com os olhos abertos em águas que não são próprias para banho, não compartilhar toalhas e não fazer contato direto com pessoas que estão infectadas.
Otite
É uma inflamação ou infecção dos ouvidos provocada pelo acúmulo de água do mar ou piscina no canal auditivo. Ao mergulhar a água pode conter bactérias ou vírus causadores da otite.
Os principais sintomas são dor no ouvido e abafamento do som. Nos casos mais severos há febre e vômito
É recomendado usar protetores auriculares ao entrar na água. Caso não seja possível, ao sair do mar ou piscina deve-se secar a região com cotonetes, pois o ambiente úmido facilita na proliferação dos fungos e bactérias.
Insolação
A insolação é causada pela exposição ao sol intenso. Durante o verão, as pessoas se expõem mais aos raios solares, aumentando ainda mais os riscos de terem o problema. A insolação nada mais é que um distúrbio no mecanismo de controle da temperatura corporal, que é estimulada em longos períodos em ambientes secos e quentes, principalmente a exposição do sol direto.
Os sintomas são mal-estar, fraqueza, febre alta, dificuldades para respirar, batimentos cardíacos acelerados, vômitos, tonturas, desmaios e queimaduras na pele.
Para evitar a insolação é ideal evitar os períodos de sol mais forte, entre as 10 horas e 16 horas. Além disso, recomenda-se beber no mínimo 2 litros de água por dia e aplicar protetor solar a cada duas horas.
Bicho geográfico
O Bicho geográfico é uma doença muito comum na praia. Causado pela presença de animais na areia da praia, cuja as fezes podem estar contaminadas com a larva causadora da doença.
A doença causa coceira e lesões avermelhadas na pele. Para tratar é necessário acompanhamento médico. A única forma de prevenir é não andar descalço na areia suja.
Para evitar todas essas doenças comuns no verão é necessário seguir alguns passos e se prevenir. Não esqueça de lavar as mãos com frequência, armazenar corretamente os alimentos, se lavar após ir à piscina ou praia, usar protetor solar e beber muita água.
Caso precise de um médico especialista, conte com o Centro Médico Sugisawa. Acesse http://centromedicosugisawa.com.br/ ou ligue no telefone (41) 3259-6500 para agendar consultas.