blog

Notícias, comunicados, e matérias sobre saúde você encontra aqui. Vale a pena dar uma olhada.

A diferença entre nutricionista e nutrólogo

03/02/2020

A diferença entre nutricionista e nutrólogo

 

Assim como o nutricionista, o nutrólogo também trabalha com a alimentação, mas não necessariamente da mesma forma. O foco de cada profissional é diferente e o conhecimento é específico, mas se complementam.

 

O nutricionista tem uma graduação específica, ao concluir o curso está apto para exercer a profissão. O nutrólogo precisa estar formado em medicina e fazer uma pós-graduação em nutrologia, se tornando um médico especialista.

 

A principal diferença entre as profissões é que, o nutricionista tem um conhecimento maior sobre o alimento e é autorizado a prescrever dietas específicas e adequadas a cada pessoa.

 

O nutrólogo é capacitado para diagnosticar problemas e deficiências na alimentação que, muitas vezes, causam perda ou ganho de peso no paciente. Esse profissional pode prescrever medicamentos, algo que o nutricionista não é autorizado.

 

Nutricionista

 

O profissional trabalha com a educação alimentar, ensinando boas práticas alimentares para que as pessoas alcancem o objetivo específico, tratam alguma doença, emagreça ou apenas melhorem a saúde. É recomendado para quem deseja melhorar a qualidade de vida e a saúde física e emocional.

 

É essencial que o nutricionista busque o equilíbrio dos nutrientes que são necessários no corpo para realizar as atividades básicas do organismo, mantendo a ordem, reações, processos, prevenindo doenças, elevando performance esportiva e melhorando a estética.

 

Um dos principais focos é trazer bem-estar e saúde ao paciente. Para isso, além do conhecimento, o nutricionista precisa ter flexibilidade e criatividade, ajudando da melhor forma possível o paciente.

 

O nutricionista avalia, diagnostica e acompanha o estado nutricional do paciente. Além disso, elabora dietas e oferece dicas de receitas conforme a necessidade do corpo de cada pessoa.

 

Durante a consulta, o profissional irá medir o peso, altura, percentual de gordura e de massa do paciente. Se necessário, solicitar exames, como os de sangue, urina e fezes.

 

Depois de obter todas as informações e dados, o nutricionista elabora um cardápio balanceado, com quantidade de nutrientes necessários, indicando o que deverá consumir e horário de cada refeição.

 

Nutrólogo

 

O nutrólogo é um médico especialista em avaliar os benefícios ou malefícios causados pela ingestão de nutrientes. Ou seja, o principal objetivo é ajudar a prevenir ou tratar problemas de saúde causados por alimentos, diminuindo os riscos de doenças.

 

Além disso, é feito o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que diminuem ou aumentam o número de nutrientes; diagnosticando obesidade, hipertensão arterial ou diabetes.

 

A característica que mais se parece com um nutricionista é poder identificar erros alimentares, indicando novos hábitos e auxiliando nas mudanças importantes para melhorar a saúde.

 

Diferente do nutricionista, o nutrólogo pode solicitar diversos exames e receitar medicamentos que possam, junto com o alimento, intensificar o foco do paciente.

 

Apesar de cada especialidade ter seu determinado foco, as duas trabalham com a alimentação e cuidam dos hábitos para manter o bem-estar. É sempre importante ouvir os profissionais para conseguir o resultado ideal do tratamento.

 

Em casos de problemas alimentares ou melhoria na alimentação marque um horário com um de nosso profissionais através de nosso site ou telefone (41) 3259-6500.

Quem é e o que faz o dermatologista?

A pele é um órgão muito importante do corpo humano, sendo sua primeira linha de defesa. Uma ampla gama de condições pode envolver a saúde da pele.

Saiba mais

As diferentes atuações da fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma área da saúde muito importante durante o desenvolvimento, na fase adulta e também na terceira idade.

Saiba mais

Saiba o que faz um Fisioterapeuta

A fisioterapia é a área de tratamento que se dedica à recuperação dos movimentos, funcionamento e usabilidade do corpo humano através de exercícios e atividades fisioterápicas.

Saiba mais